Planetário da Gávea
A convite da Astrônoma Flávia Lima, do Planetário da Gávea, em função da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, os Professores Ricardo Santori (UERJ) e Rodrigo Guerra (Instituto Ambiental Goianá) ministraram palestras sobre os nomes de animais dados às constelações pelos povos originários e sobre os biomas brasileiros, respectivamente.
Após as palestras, nos jardins do Planetário, o público-alvo, crianças e adolescentes juntos de seus responsáveis, puderam participar de uma atividade de observação de aves com uma prática lúdica de pintura e desenho das espécies de aves observadas por eles.
Foram avistadas diversas espécies, a saber: bem-te-vi, bentevizinho de topete vermelho, rolinha roxa, suiriri, sabiá-barranco, sanhaço-do-coqueiro, sairá-sete-cores, periquito-rico e andorinha-pequena-de-casa.
O Profº Rodrigo Guerra discorreu sobre as principais características dos biomas brasileiros, principais espécies animais que lá vivem e as principais ameaças aos nossos biomas.
“Foi uma experiência ímpar em minha trajetória como docente. Ver a cúpula cheia de crianças, adolescentes e seus respectivos responsáveis, conversando com eles sobre os nossos biomas e, depois, participar de uma prática de observação de aves pelos jardins do Planetário foi um dos melhores presentes que eu poderia receber no Dia dos Professores.”, disse o Profº Rodrigo Guerra




